MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

GLAB-NG

Coordenação de Gestão de Laboratórios - Campus Nova Gameleira

CEFET-MG

Ministério da Educação disponibiliza cursos on-line para professores

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2023
Última modificação: Sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Temas incluem Gestão Escolar; Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos; Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), abriu inscrições para mais de 100 mil vagas de cursos gratuitos. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Capes e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que disponibilizará novas temáticas de capacitação on-line. Os cursos são oferecidos para professores, gestores escolares e estudantes da educação básica, profissionais do setor público e privado e, ainda, para a comunidade em geral. Entre as novas capacitações oferecidas estão os cursos em Gestão Escolar da Educação Básica; Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos; Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais.

A capacitação em Gestão Escolar da Educação Básica tem como objetivo auxiliar os educadores a identificarem e compreenderem fatores determinantes da gestão escolar em seus aspectos históricos, conceituais, metodológicos e legais. O curso também busca discutir o papel do gestor na organização do trabalho pedagógico e dos espaços e tempos escolares, bem como analisar a implantação da gestão democrática no âmbito escolar. Serão 60 horas de duração.

O curso de Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos propõe a adoção da gamificação como uma estratégia significativa no processo de ensino e aprendizagem das múltiplas disciplinas escolares, contemplando a inclusão de estudantes surdos. A carga horária do curso é de 30 horas.

Já o curso Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais aborda a alfabetização na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e promove o letramento digital de professores alfabetizadores. Além de uma reflexão sobre as concepções de alfabetização e letramento, o conteúdo propõe a identificação de métodos de alfabetização a partir de experiências relatadas, bem como a caracterização dos principais métodos de alfabetização. As aulas são divididas em três módulos, com duração total de 60 horas.

O conteúdo dos cursos e o formulário para inscrições podem ser encontrados na página da plataforma Eskada, mantida pela UEMA. Ao final do curso, todos os participantes receberão certificados de conclusão.

Assessoria de Comunicação do MEC,
com edição da Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG