MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

GLAB-NG

Coordenação de Gestão de Laboratórios - Campus Nova Gameleira

CEFET-MG

Bora jogar?! Aplicativo quer reunir pessoas com o mesmo interesse esportivo

Terça-feira, 28 de fevereiro de 2023
Última modificação: Terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Dispositivo foi desenvolvido por alunas do curso técnico em Informática do campus Divinópolis

Futebol, vôlei, tênis de mesa (ou pingue-pongue), natação e futsal. Estes são, de acordo com o “Atlas do Esporte no Brasil” – organizado por várias instituições, entre elas, o Comitê Olímpico Brasileiro e o Conselho Federal de Educação Física –, os cinco esportes mais praticados no país, respectivamente. Mas, se você não é adepto(a) destes e de outros esportes populares, se se considera um “atleta outsider” (adepto do punhobol, luta de braço, tchoukball, entre outros), ou se tem praticado somente o “levantamento de copo”, sua solução pode ser o aplicativo “Linha Esportiva”.

Desenvolvido pelas alunas do curso técnico em Informática do campus Divinópolis do CEFET-MG Camila Fernandes e Júlia Araújo, o APP tem por objetivo integrar pessoas com o mesmo interesse esportivo e, com isso, facilitar a prática de esportes, promover modalidades pouco conhecidas e proporcionar a realização de atividades físicas de forma prazerosa. 

O Suplemento “Prática de Esporte e Atividade Física”, elaborado por conta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2015 (última versão disponível), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que 62,1% dos jovens e adultos com mais de 15 anos não têm praticado nenhuma atividade física, o que representa mais de cem milhões de brasileiros. Entre os motivos listados para a não prática de atividade física estão a falta de conhecimento de outras modalidades que não as tradicionais, ausência de oportunidades para se exercitar, desconhecimento de outros praticantes de certa modalidade e falta de tempo.

Crie seu evento

Criado a partir das ferramentas Dart1, Flutter2 e Firebase3, todas da Google, o aplicativo “Linha Esportiva” possibilita que o usuário, ao baixa-lo, cadastra-se e busque, entre as várias modalidades disponíveis, aquela de que mais gosta. “Caso o esporte de interesse não esteja entre as categorias listadas”, explica Camila Fernandes, uma das idealizadoras do APP, “o usuário pode adicioná-lo”. 

Outra funcionalidade que está disponível no aplicativo é a criação de eventos. Segundo Camila, qualquer usuário cadastrado no “Linha Esportiva” pode criar um evento, incluindo nele nome do evento, a que modalidade esportiva pertence, endereço, data, horário e se será pago ou gratuito. 

Fazer ciência

Camila Fernandes conta que o desenvolvimento do aplicativo “Linha Esportiva” foi seu primeiro contato com a pesquisa científica. “Para mim, participar de uma pesquisa, mesmo sendo durante o ensino remoto, foi muito importante. Esse projeto me fez ver não só na teoria, mas a prática, como seria minha profissão no mercado de trabalho. Atualmente, estou cursando Engenharia Química na UFMG, pretendo seguir carreira como engenheira química no futuro”, conta.

1 Dartscript voltado para navegadores de web, pensado para substituir o JavaScript 

2 Flutter – ferramenta para promoção da interface com o usuário que permite a criação de aplicativos para sistemas operacionais Android e iOS

3 Firebase – banco de dados para a criação de aplicativos móveis e da web.

Acesse a íntegra da Revista Túnel no site da Secretaria de Comunicação Social (SECOM).

Fonte: Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM / CEFET-MG